Hugo - Gerando um site com conteúdo estático.

June 2, 2015
desenvolvimento golang

Vamos falar um pouco sobre o HUGO uma das ferramentas que utilizei para a criação do blog.

O HUGO é um gerador de conteudo estático assim como o Jekyll que é bem conhecido por quem utiliza o GitHub Pages em ambos é utilizado MarkDown para criação das paginas as quais são convertidas em arquivo html com o conteúdo final.

Porque optiei pelo Hugo e não pelo Jekyll? Esta escolha não foi tão difícil quanto parece, tenho estudado sobre GO nos ultimos meses(8 para ser mais exato) e o HUGO é escrito em GO logo eu posso aprender mais sobre a linguage utilizando uma ferramenta que ja utiliza GO e ainda posso contribuir com correções de bugs que são abertos no GitHub.

Como ja comentei antes o HUGO gera o conteúdo HTML apartir de arquivos escritos com MarkDown e utiliza templates para a criação do HTML isso torna a apresentação do conteúdo muito mais rapida pois o html final ja esta gerado só esperando para ser consumido pelo usuário, com isso diminuimos o custo da geração do html que inclui na maioria das vezes consultas ao banco de dados o retorno destes dados e a criação do html com o conteúdo, podemos citar como exemplo o Wordpress.

Mas vamos a parte mais interessante a instalação e utilização do HUGO. Se você estiver no Linux ou Windows baixe o release apartir do link https://github.com/spf13/hugo/releases, mas se você esta no OsX muito provavel que tenha o HomeBrew(se ainda não tem esta é uma boa hora para começar a usar ele) você só precisa rodar o seguinte commando.

brew install hugo

Pensando que você instalou o HUGO corretamente vamos ter ele rodando pelo terminal. Para confirmar execute o comando a seguir e veja a ajuda do HUGO

hugo help

Vamos iniciar a criação de uma nova estrutura para o nosso site estático.

hugo new site ffrizzo

Neste comando dizemos para o hugo o que queremos criar um novo site na pasta ffrizzo no diretório corrente. E então teremos a seguinte estrutura.

  ├──ffrizzo
  |  ├── content
  |  ├── data
  |  ├── static
  |  └── themes
  └── config.toml

A pasta content é uma das mais importantes da app é nesta pasta aonde serão criados nossos arquivos markdown que o HUGO ira utilizar para a criação do html final, cada arquivo markdown tera o seu arquivo html. A pasta data é aonde adicionamos arquivos no formato YAML/JSON/TOML para serem usados na geração do html essas informações ficaram disponíveis no template através de um MAP no atributo DATA.

{{ range $.Site.Data.state }}
  {{ partial "state.html" . }}
{{ end }}

E no state.html tera algo semelhante ao que temos abaixo.

<ul>
  {{ range .city }}
  <li>{{ . }}</li>
  {{ end }}
</ul>

A pasta static é para servir todos os arquivos estáticos(js/css/imgs/etc) que você deseja adicionar a aplicação, ela não tem um estrutura interna definida logo é possível criar a sua própria estrutura e o HUGO vai tratar de utilizar ela. A pasta temes é aonde você deve baixar os temas que o HUGO deve utilizar na geração do html. Você pode obter alguns temas para o hugo em https://github.com/spf13/hugoThemes. Ou também pode criar seu próprio tema que não é difícil.

Agora você precisa criar seus posts. Use o hugo para criar os arquivos markdown.

hugo new posts/welcome.md

Este comando vai gerar um arquivo welcome.md em content/posts/ com um metadao no inicio do arquivo com algumas definições a respeito do novo post. Você pode ver isso no repositório do GitHub(https://github.com/ffrizzo/ffrizzo) que eu utilio para este blog.

Agora vamos rodar o server do HUGO para visualizarmos como o nosso post esta ficando. O parametro –watch utilizado é para não precisarmos reiniciar o servidor a cada alteração que for feita em qualquer arquivo do projeto com exceção do config.toml.

hugo server --watch

Para gerarmos os arquivos finais para deployment rodamos somento o comando abaixo. Ele irá criar uma pasta public/ com todo o conteúdo que você precisa para fazer o deploy. Após isso é só fazer o deploy em algum servidor capaz de servir paginas html.

hugo

No próximo post eu vou falar sobre sobre a ferramenta que utilizei para automatizar o deploy do blog. Eu só preciso criar novos posts e mandar um push para o GitHub.

Wercker - Build e Deploy de maneira facil.

June 10, 2015
deployment golang docker wercker
comments powered by Disqus