Rancher OS - Uma distribuição Linux para rodar containers Docker

July 18, 2015
so docker

Rancher OS é uma distribuição Linux com pouco mais de 20mb feita para rodar containers Docker. Ela ja vem com o docker configurado basta iniciar uma maquina com Rancher OS na amazon ou até mesmo instalar ela em um computador pessoal para ter todo o poder do Docker consumindo pouco recurso da maquina.

Nesse meio não podemos esquecer do CoreOS que tem o mesmo proprósito do RancherOS, porém a sua imagem é um pouco maior que a do RancherOS.

Mas o propósito deste post é ensinar a instalar o RancherOS em uma maquina que você tenha em casa, aquela maquina que você não usa com frequência ou uma maquina antiga que você ja não usa mais pois o desempenho não é legal para rodar os pesados softwares que precisamos no mundo do desenvolvimento de software.

Mas vamos ao que realmente interessa a instalação do RancherOS.

Primeiramente vamos fazer o Download da versão mais recente em https://releases.rancher.com/os/latest/rancheros.iso e agora vamos criar um pendrive ou um cd bootavel com a imagem do RancherOS. Lembrando que estou utilizando Mac OsX como estação de trabalho então os paços descritos para a criação do pendrive com RancherOS será baseado neste sistema operacional.

Convertendo o iso para um img

hdiutil convert -format UDRW -o ~/Downloads/rancheros.img ~/Downloads/rancheros.iso

Insira o pendrive que será utilizado para a instalação do RancherOS. Na lista de comandos abaixo estamos.

diskutil list
diskutil unmountDisk /dev/diskN
sudo dd if=~/Downloads/rancheros.img of=/dev/rdiskN bs=1m
diskutil eject /dev/diskN

Agora vamos instalar o RancherOS em nosa maquina.

Vamos precisar criar um arquivo chamado cloud_config.yml este arquivo é um descriptor para indicar algumas configurações para a instalação do RancherOS. Eu optei por criar o descriptor na minha estação de trabalho e adicionar ele ao pendrive bootavel.

#cloud-config
ssh_authorized_keys:
  - ssh-rsa (cole aqui a chave ssh)

rancher:
  network:
    dns:
      nameservers:
        - 8.8.8.8
        - 8.8.4.4
    interfaces:
      eth*: {}
      eth0:
        match: eth0
        address: 192.168.0.110/24
        gateway: 192.168.0.254
        mtu: 1460
      lo:
        address: 127.0.0.1/8

O descriptor que utilizei é muito simples.

É possível configurar varias outras coisas mas estas são as necessárias para termos uma maquina rodando 100%. Na documentação oficial temos mais informações das outras opções que temos para configurar o RancherOS.

E para finalmente instalarmos o RancherOS vamos executar o seguinte comando(lembre-se todos os dados neste hd será perdido então se você precisa de algum documento faço um backup antes de prosseguir.).

sudo rancheros-install -c cloud_config.yml -d /dev/sda

Agora temos o RancherOS instalado em nossa maquina pronto para o uso. Para acessar a maquina com utilize o seguinte comando.

ssh -i /path/chave-privada rancher@<ip-address>

A partir daqui você ja tem podemos executar os comandos do Docker. Rode o comando a baixo e você vera as informações sobre as versões do Docker

docker version

Eu tenho utilizado muito esta maquina com o RancherOS tenho varios containers rodando nela principalmente pela grande facilidade e rapidez de subir e parar os containers. Em um próximo post vamos falar sobre o uso do Docker no ambiente de desenvolvimento e de produção.

Iniciando com Docker

January 2, 2016
docker devops

Wercker - Build e Deploy de maneira facil.

June 10, 2015
deployment golang docker wercker
comments powered by Disqus