Rancher OS é uma distribuição Linux com pouco mais de 20mb feita para rodar containers Docker. Ela ja vem com o docker configurado basta iniciar uma maquina com Rancher OS na amazon ou até mesmo instalar ela em um computador pessoal para ter todo o poder do Docker consumindo pouco recurso da maquina.
Nesse meio não podemos esquecer do CoreOS que tem o mesmo proprósito do RancherOS, porém a sua imagem é um pouco maior que a do RancherOS.
Mas o propósito deste post é ensinar a instalar o RancherOS em uma maquina que você tenha em casa, aquela maquina que você não usa com frequência ou uma maquina antiga que você ja não usa mais pois o desempenho não é legal para rodar os pesados softwares que precisamos no mundo do desenvolvimento de software.
Mas vamos ao que realmente interessa a instalação do RancherOS.
Primeiramente vamos fazer o Download da versão mais recente em https://releases.rancher.com/os/latest/rancheros.iso e agora vamos criar um pendrive ou um cd bootavel com a imagem do RancherOS. Lembrando que estou utilizando Mac OsX como estação de trabalho então os paços descritos para a criação do pendrive com RancherOS será baseado neste sistema operacional.
Convertendo o iso para um img
hdiutil convert -format UDRW -o ~/Downloads/rancheros.img ~/Downloads/rancheros.iso
Insira o pendrive que será utilizado para a instalação do RancherOS. Na lista de comandos abaixo estamos.
- Pegando a lista de devices para saber qual o numero correspondente ao nosso pendrive
- Desmontando o pendrive.(Lembre de substituir o N pelo numero que identifica o pendrive)
- Criando o pendrive com a imagem do RancherOS
- E por fim ejetamos o pendrive.
diskutil list
diskutil unmountDisk /dev/diskN
sudo dd if=~/Downloads/rancheros.img of=/dev/rdiskN bs=1m
diskutil eject /dev/diskN
Agora vamos instalar o RancherOS em nosa maquina.
Vamos precisar criar um arquivo chamado cloud_config.yml este arquivo é um descriptor para indicar algumas configurações para a instalação do RancherOS. Eu optei por criar o descriptor na minha estação de trabalho e adicionar ele ao pendrive bootavel.
#cloud-config
ssh_authorized_keys:
- ssh-rsa (cole aqui a chave ssh)
rancher:
network:
dns:
nameservers:
- 8.8.8.8
- 8.8.4.4
interfaces:
eth*: {}
eth0:
match: eth0
address: 192.168.0.110/24
gateway: 192.168.0.254
mtu: 1460
lo:
address: 127.0.0.1/8
O descriptor que utilizei é muito simples.
- ssh_authorized_keys contém as chaves ssh que tem autorização para acessar a maquina que estamos configurando. Você pode ter N chaves autorizadas basta incluir um novo ssh-rsa
- no nó rancher definimos informações com o DNS que a maquina deve usar e as informações da interface de rede. Eu prefiro manter um ip fixo nesta maquina.
É possível configurar varias outras coisas mas estas são as necessárias para termos uma maquina rodando 100%. Na documentação oficial temos mais informações das outras opções que temos para configurar o RancherOS.
E para finalmente instalarmos o RancherOS vamos executar o seguinte comando(lembre-se todos os dados neste hd será perdido então se você precisa de algum documento faço um backup antes de prosseguir.).
sudo rancheros-install -c cloud_config.yml -d /dev/sda
Agora temos o RancherOS instalado em nossa maquina pronto para o uso. Para acessar a maquina com utilize o seguinte comando.
ssh -i /path/chave-privada rancher@<ip-address>
A partir daqui você ja tem podemos executar os comandos do Docker. Rode o comando a baixo e você vera as informações sobre as versões do Docker
docker version
Eu tenho utilizado muito esta maquina com o RancherOS tenho varios containers rodando nela principalmente pela grande facilidade e rapidez de subir e parar os containers. Em um próximo post vamos falar sobre o uso do Docker no ambiente de desenvolvimento e de produção.